1. Transformações 2D 1.1. Ponto 1.2. Translação de ponto 1.3.Transformações 2D-Escala 1.4. Transformações 2D - Rotação 1.4.1. Rotação no sentido anti-horário(+) 1.4.2. Rotação no sentido horário(-) 1.4.3. Mudança de Base(1) 1.4.4. Mudança de Base(2) 1.5. Transformação 2D - Reflexão 1.6. Transformações 2D –Deslizamento 1.7. Matriz Transformação 1.8. Coordenadas Homogêneas e Matrizes de Transformação 1.8.1. Translação Homogênea 1.8.2. Escala Homogênea 1.8.3. Rotação Homogênea 1.9. Composição de Transformações 2. Sistema de Coordenadas 2.1. Sistema de Coordenadas Cartesiano 2.2. Coordenadas da Tela ou Monitor 2.2.1. Conversão para o Sistema de Coordenadas Cartesiano em HTML5 2.3. Sistema de Referência do Universo (SRU) 2.4. Sistema de Referência do Objeto (SRO) 2.5. Sistema de Referência Normalizado (SRN) 2.6. Sistema de Referência do Disposistivo (SRD) 2.7. Sistema de Referência Padrão no R³ 3. Sistemas de Coordenadas3D 4. Transformações3D 4.1. Translação3D 4.2. Escala3D 4.3. Rotação3D 4.3.1. Rotação 3D do eixo-z R(θ)z 4.3.2. Rotação do 3D do eixo-y R(θ)y 4.3.3. Rotação do 3D do eixo-x R(θ)x 4.3.4. Rotação em torno de um eixo arbitrário Rxyz 4.3.5. Transformação de Coordenadas 4.3.6. Resumo 4.3.5. Explicação 5. Animação 5.1. Translação 5.2. Escala 5.3. Física